18 de mar. de 2011

1 – FAMÍLIA, SUA FORMAÇÃO

Pela sua palavra, o Senhor Deus criou todas as coisas. Do pó da terra, o Senhor, criou o homem e lhe deu o fôlego de vida. Do homem, o Senhor, criou a mulher. O encontro do homem com a mulher, Adão e Eva, os tornou uma só carne, formando a primeira família (Gênesis 1.3; 2.7 e 24).

Família é idéia de Deus; ela foi elaborada, preparada, com trabalho minucioso, detalhado, artesanal e pormenorizado de Deus.
Família é ideal de Deus; é o lugar adequado para que um indivíduo alcance todas as suas faculdades morais, culturais, sociais e religiosas.

Pela palavra do Filho, o Senhor Jesus, foi reafirmado que o encontro de um homem com uma mulher, os dois, tornam-se uma só carne. Deixam pai e mãe tornando-se uma só carne (Mateus 19.5).

SEPARAÇÃO DE UNIDOS EM UMA SÓ CARNE É MUTILAÇÃO

A união de um homem com uma mulher forma a família. Família elaborada, preparada minuciosamente, detalhadamente, artesanalmente e pormenorizadamente por Deus. Por não levarmos em conta esta criação de Deus, não recorremos a ele, autor da família, o único especialista em família, daí os amargos frutos, as decepções e frustrações que algumas famílias colhem.

É na família que os princípios e valores relacionais firmados na Palavra de Deus, são ensinados de uma maneira adequada.

Perdemos tempo quando não investimos na formação de nossas famílias. Perdemos tempo quando não contamos, não dependemos de Deus, o criador da família, sobre as dificuldades que temos em elaborar e tornar a nossa família um lugar adequado para a formação do caráter de cada participante dela.

14 de mar. de 2011

MUDANÇAS e RECURSOS


Mudamos o corte do cabelo, o estilo da roupa, o porte físico, gostamos de apresentar um visual novo. Queremos andar conforme a moda. Nada de errado nisto.

Porém existe uma mudança que nem sempre nos preocupamos de uma maneira efetiva, a mudança de comportamentos; ou até nos preocupamos e nos esforçamos para mudar, contudo a frustração chega, porque não conseguimos a tal mudança.

Mudança de comportamento está definitivamente ligada à mudança da natureza. Para sermos bem sucedidos em mudanças de comportamento precisamos mudar a nossa natureza. A mudança de comportamento sem a mudança da natureza, não será bem sucedida. Por vezes e mais vezes determinado comportamento será mudado, mas como a natureza não foi mudada, o comportamento inadequado voltará.

Como mudar a natureza, para que o comportamento seja mudado?

Havia um homem, chamado Cornélio, oficial da guarda imperial, muito piedoso e que conduzia a sua família à uma devoção ao Senhor Deus. Este homem procurava algo mais para a sua vida, além de sua vida honesta, sua caridade e suas idas e vindas ao templo, era de um excelente comportamento. Um dia estava orando quando observou claramente que deveria enviar um dos seus domésticos ao encontro de Pedro, para que viesse a ele, e lhe ensinasse sobre a Palavra de Deus. Pedro atendeu a chamada, foi até Cornélio, que já estava reunido com seus parentes e amigos íntimos. Todos ouviram e creram na Palavra de Deus, suas naturezas foram mudadas, seus comportamentos também o foram (Atos 10).

Mudança de comportamento só é possível se houver mudança da natureza.

Somos chamados para vivermos de uma maneira digna do Senhor, conhecendo ao Senhor, e sendo fortalecidos pelo Senhor, Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado (Colossenses 1).

É fato, o Senhor Deus que nos chama para um comportamento digno Dele, nos faz conhecê-Lo, e nos fortalece, porque mudança de comportamento sem mudança de natureza é algo passageiro, é algo impossível.

Deixe que o Senhor Deus mude a sua natureza, assim aquele comportamento, inadequado, que o persegue há tanto tempo será mudado.
ESCOLHAS e RECURSOS

 
Constantemente fazemos escolhas, profissão, emprego, time de futebol, roupa a ser vestida, o sabonete, uma lista interminável de escolhas.

Para cada escolha necessitamos de recursos, ferramentas, meios para que façamos uma boa escolha. Por exemplo, aos escolhermos uma profissão precisamos verificar quais são as nossas aptidões; ao escolhermos a roupa a ser vestida precisamos verificar a previsão do tempo; e assim por diante, para cada escolha precisamos de recursos.

Acima de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes de vida. (Provérbios 4.23). Eis ai um tremendo recurso para todas as nossas escolhas, o nosso coração.

É do coração que procedem todos os recursos para as nossas escolhas. Um coração observador de veredas mal traçadas e amigo dos maus procedimentos, fará más escolhas, conseqüentemente tudo o que se fizer na vida ficará comprometido ao insucesso, às vezes a curto ou a longo prazo.

É do coração que procedem todos os recursos para as nossas escolhas. Um coração observador das veredas traçadas pelo Senhor, e amigo dos bons procedimentos, fará boas escolhas, conseqüentemente tudo o que se fizer na vida ficará comprometido ao sucesso, às vezes a curto prazo ou a longo prazo.

O coração que conserva as palavras do Senhor, e que guarda os mandamentos do Senhor terá vida (Provérbios 4.4). Esse coração dará os melhores recursos, e as escolhas serão absolutamente próprias e boas.

Observa por onde andas e todos os teus caminhos serão seguros. Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda; desvia os teus passos do mal (Provérbios 4.27).

Ao conhecermos os recursos do Senhor para a nossa jornada, devemos segui-los, sem se desviar, por mais difícil que seja.

É do Senhor que procedem os recursos para que as escolhas sejam boas.