8 de jun. de 2011

RESTAURANDO A FAMÍLIA
3ª COLUNA

Antigamente diziam: O tempo passa à velocidade de galope.
Hoje dizem: O tempo passa à velocidade da luz.
Antigamente em que o tempo passava à velocidade de galope, papai e mamãe eram presentes, os filhos eram obedientes.
Hoje em que o tempo passa à velocidade da luz, papai e mamãe são ausentes, os filhos são desobedientes.

Como restaurar essa situação? Como reverter esse comportamento?

A FAMÍLIA PRECISA DE QUATRO COLUNAS

1ª COLUNA – PV 1.7; 2.1-4; 3.4 > Temor do Senhor dá à família o referencial de conduta, exato. O referencial de conduta do Senhor não se trata de uma experiência, mas de algo plenamente adequado à formação da família.

2ª COLUNA – Pv 6.6-11 > Trabalho, profissionalização. O investimento em formação profissional de cada integrante de uma família é algo imprescindível em nossos dias, em que as exigências do mercado de trabalho são fortíssimas.

Hoje veremos a:

3ª COLUNA – Intimidade – Interação – Camaradagem

PV 15.23 Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa > não ser arrogante, não ignorar, não ocupar-se com os problemas de uma forma que ocupem o espaço que precisa ser dedicado à família, e não abandonar os problemas sem resolvê-los.

PV 16.24 As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos > palavras agradáveis, moderadas, equilibradas serão aceitas mesmo que para repreensão, diga sempre a verdade usando palavras agradáveis.

PV 17.9 Aquele que perdoa uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos > perdoar antes mesmo que alguém peça perdão, perdão significa passado morto e esquecido.

PV 17.13 Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar > ser agradecido sempre, reconhecer o que os outros fazem a nosso favor, cobrar, elogiar, aplaudir por cada conquista dos integrantes do lar.

Intimidade, interação, camaradagem, perdão, reconciliação, constroem uma coluna necessária à família. Consequentemente, a família, será imbatível.