21 de abr. de 2011

QUEM AMA EDUCA
Quem ama educa, porque: Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo (Pv 13.24).

A educação de uma criança, desde os seus primeiros dias de vida, é uma prerrogativa de Deus confiada aos pais. Mães e pais precisam investir, prioritariamente na educação da criança, do filho gerado por eles. Esta educação não pode ser confiada a terceiros como avós, babás, tias, escolinhas especializadas, etc. É competência exclusiva dos pais.

Não são poucas às vezes em que desculpas são apresentadas para a terceirização desta educação. Alguns dizem: Minha esposa não pode deixar o seu trabalho, como vamos fazer frente às despesas da casa? Minha esposa formou-se em uma profissão que sempre desejou, aprimorou-se, fez vários cursos, para ela seria uma grande frustração abandonar suas atividades profissionais para educar os filhos. Certa vez ouvi de uma mãe: Eu, não nasci para cuidar de crianças! E quanto aos pais ouvimos e sabemos de alguns que não interferem na educação de seus filhos, deixando tudo por conta e risco de suas esposas, esqueceram-se de que são líderes de seus lares.

Partimos do princípio de quem casa quer casa, se quer casa precisa arcar com todos os compromissos de uma casa. E um dos compromissos mais importantes em uma casa é sem dúvida alguma a educação dos filhos, a formação do caráter deles.

Estamos vivendo em nossos dias um verdadeiro caos infantil. Crianças não respeitam os seus pais, não consideram os mais velhos, não atendem os apelos de seus mestres, descumprem sem a menor cerimônia regras básicas de convivência. São protegidas pelos pais, que preferem culpar os outros pelo comportamento inadequado delas, do que aplicar tempo em sua educação. Estamos formando uma sociedade de homens e mulheres distantes dos valores estabelecidos por Deus, e sem a menor preocupação com o bem estar de si mesmas e de outros.

Existem três atitudes básicas, fundamentais para a formação do caráter de nossos filhos, são elas:

Castigar > é privar a criança de algo por não ter feito aquilo a que se propôs a fazer, e lhe foi ensinado.

Reabilitar > é ajudar a criança, encorajando e facilitando, na execução daquilo que se propôs a fazer, e lhe foi ensinado.

Brindar > é aplaudir, elogiar a criança quando conseguiu alcançar aquilo a que se propôs fazer, e lhe foi ensinado.

Castigar, reabilitar, e brindar, é um longo processo determinante na formação do caráter de uma criança. Exige abnegação e concordância entre pai e mãe. Exige estabelecimento de regras próprias a cada faixa etária, aproveitamento das inúmeras oportunidades de ensino que se apresentam no dia a dia de uma criança, respostas às suas indagações, sempre usando a verdade e em uma linguagem adequada a sua faixa etária.

É difícil castigar uma criança? Sem dúvida alguma o é, porém será mais difícil colher os frutos de uma criança não castigada nos momentos oportunos. Ela, a criança, sofrerá danos em todas as suas atividades, e quando adulta dificilmente corresponderá às expectativas de um ser humano útil e adequado na convivência familiar, social, profissional. Seus pais sofrerão com as tremendas decepções que terão com o comportamento de seus filhos não castigados.

Quem ama educa. Pais amem seus filhos castigando, reabilitando e brindando, tantas quantas forem às vezes necessárias. Não desista porque certamente você ama seus filhos, então eduque os seus filhos.

Bom é que os filhos sejam castigados, reabilitados e brindados pelos pais,
para não serem castigados pelo mundo.