22 de ago. de 2011

COMUNICAÇÃO - PERDÃO - PRIORIDADES

Antigamente a frustração da mulher era quando não tinha filhos, hoje é porque os tem, mas não separa tempo de qualidade para estar com eles, devido a inúmeras outras atividades.
Antigamente o casamento era duradouro, hoje é um experimento.
Antigamente os filhos eram obedientes por um simples olhar de seus pais, hoje os olhares dos filhos dominam os pais.
Antigamente as crianças usavam a criatividade para brincar, hoje a criatividade já vem embalada e com instruções de uso.
Antigamente o “clique” não existia, hoje existe e desejamos que todas as coisas aconteçam com um “clique”.

E agora que o tempo sopra mais e mais rápido, os nossos olhos contemplam algumas mudanças desastrosas. Mudanças são boas, mas importa não admitir, que mudanças mudem o nosso comportamento social e moral, de uma maneira destrutiva.

Toda e qualquer mudança requer:
COMUNICAÇÃO > É o ato de avisar, participar, tratar, é um processo pelo qual terceiros tomam conhecimento de nossos projetos e atos. Momentos adequados, longe daqueles que não participarão de determinadas situações e decisões, separando tempo para cada assunto, utilizando-se de palavras inteligíveis, equilibras e moderadas. O mais antigo e eficaz meio de comunicação é a fala, o diálogo, é quando conversamos “olhando nos olhos um do outro”, nesse momento o “corpo fala”, gestos, tonalidade da voz enfatizando cada argumento. Outras maneiras de comunicação como rede social, telefonia, e até mesmo o antigo e bom correio, são também ferramentas úteis para a comunicação, porém nada como a fala para uma comunicação eficiente.
PERDÃO > É o ato de abraçar o arrependido e nunca mais mencionar a ofensa passada e perdoada. “Novamente a mesma coisa ... Você não endireita mesmo ... Até quando isso se repetirá, é sempre a mesma coisa ... Esta é a última vez que perdôo ...” São atitudes que não demonstram o perdão concedido. Toda ofensa por maior que tenha sido deve ser considerada passado morto e esquecido. As energias não devem ser canalizadas para situações já resolvidas, caso isso aconteça criamos a “raiz de amargura” que contaminará o relacionamento conjugal e familiar. A inexistência do perdão na vida conjugal envenena o relacionamento. Quem perdoa continua no mesmo caminho, com o mesmo amor, dedicação, envolvimento ao seu cônjuge. Quem não perdoa sofre inúmeros aborrecimentos, pois leva sobre si o peso de um pensamento ocupado por fatos que deveriam ser esquecidos. Tudo o que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável boa fama, é que deve ocupar o nosso pensamento (Fp 4.8).
Perdoar enriquece muito mais quem perdoa, do quem recebe o perdão.
PRIORIDADES > É o ato de dar a alguém, ou a alguma coisa, o direito de ser atendido ou feito em primeiro lugar. Existem prioridades distintas às mulheres e aos homens. A submissão harmoniosa da mulher foi estabelecida por Deus, assim como a liderança harmoniosa do homem; é uma verdade, esquecida e deturpada, que precisa ser resgatada. A Vida conjugal, familiar, passa por vários ciclos, e em cada um deles haverá um compromisso prioritário diferente dos demais. O papel de cônjuge mescla com o papel de pais, o papel de pais muda a rotina do lar, os filhos adolescentes, depois jovens, e finalmente casados, trazem novidades na família formada inicialmente por um homem e uma mulher, e que agora retornam ao princípio com muito mais experiência, porém com muito menos vigor. As prioridades precisam ser descobertas e aplicadas em cada ciclo da vida com muita responsabilidade e cautela, após serem avaliadas intensamente pelo casal.

Comunicação, perdão e prioridade, são fortes ferramentas para que a vida conjugal seja bem sucedida.

Rm 12.9-21 Não se deixem vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem. Ame a sua família, seu cônjuge, seus filhos, com intensidade e sinceramente. Não seja demorado para dizer eu te amo, para instruir, elogiar, cobrar. Tenha paciência que as mudanças desejadas um dia acontecerão. Faça da comunicação uma prática constante, nunca pense ser desnecessária essa ou aquela comunicação. Alegre-se, dê alegrias, divirta-se, programe passeios. Chore, console, participe das aflições de seus familiares. Não ofenda quando for ofendido.
Ef 4.29-32 Perdoar mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Seja bondoso, brando, cortez, gentil, humano, piedoso. Afaste-se da gritaria, cólera, amargura, blasfêmias, palavrões. Lance longe de seu lar as ofensas cometidas e resolvidas, não permita que elas direcionem suas atitudes.
1Co 6.12 > Tudo é lícito mas eu não me deixarei dominar por nada. Seja prudente na escolha da atividade profissional, estudantil, lazer, alimentação, exercícios físicos; apesar de permitidos, analise cada novidade, investimento, mudança, se são proveitosos? (1Coríntios 6.12). Cuidado para que um número de atividades, exageradas, venham afastá-lo do convívio conjugal e familiar.

A vida conjugal, a família, pais e filhos, serão fortalecidos e encorajados quando derem espaço à comunicação, perdão e prioridades.