18 de jul. de 2011

OBJETIVOS PARA OS FILHOS

Pais querem filhos com boa reputação, estimados, prudentes, sábios em suas decisões, tementes a Deus, convictos que o Senhor provê todas as coisas, que ficam longe dos perversos, e que não se deixam envolver por ações impróprias ao bom comportamento social.

Em Provérbios 6.20-22, os filhos são desafiados a assimilar os mandamentos do pai, e a não abandonar a instrução da mãe. É proposto que tenham esses mandamentos e essas instruções no mais alto grau de estima e respeito, que sejam colocados em lugar muito visível, para que possam sempre pensar e aplicar cada um deles em suas jornadas, recordando cada um deles. Os mandamentos do pai somados as instruções da mãe serão guias adequados até o fim da vida, se aplicados serão de ajuda inigualável.

Pais desejosos e dispostos a formar filhos alegres e que dêem alegria, precisam agir em duas áreas, imprescindíveis:

1. Preparar > Alimentação: As glândulas degustativas precisam ser ativadas, o que acontece ao experimentarem todos os tipos de alimentos, após a desmama do leito materno. Sono: O quarto do bebê deve ser preparado para que retornando da maternidade ele seja acomodado nesse local. Se desde os primeiros dias for acomodado em seu próprio quarto, com luz apagada, porta fechada, não sentirá falta de nada, se bem alimentado e higienizado. Lazer: Desde os primeiros dias de vida a criança precisa de atividades físicas, relacionamentos, brinquedos, jogos, etc, próprios à sua idade. Em todas as faixas etárias precisará da orientação dos pais, da primeira infância até que se tornem adultos. Orientação religiosa, estudantil, sexual, profissional, namoro, noivado e casamento, os filhos querem e precisam da participação amiga de seus respectivos pais. Pais são equipados por Deus na formação do caráter de seus filhos, não é papel da escola. Escola trabalha com a formação intelectual, formação moral é atribuição exclusiva dos pais. Equipar: Quais são os meios necessários para tirar a chupeta, a fralda, os primeiros passos e palavras, o primeiro dia de escola, os relacionamentos, o namoro, noivado e casamento. Cada faixa etária necessita ser equipada com os meios próprios a ela, são ferramentas que os pais fornecem aos filhos de acordo com cada necessidade, e de acordo com o temperamento de cada um dos filhos. Os filhos esperam, querem isso de seus pais. Amizade: Camaradagem, interação, são elementos necessários para equipá-los. Pais e filhos caminhando juntos, o que requer sempre a iniciativa dos pais.
2. Participar > Encorajamento, a criança precisa ser encorajada quando desanimada em atingir algum objetivo. Elogiada quando algum objetivo for alcançado. Cobrada quando o objetivo não foi atingido por negligência, apesar de ter sido devidamente preparada e equipada para tal. Encorajamento, elogio e cobrança, no momento certo, sem comparações. Nunca, jamais desistir do filho por maior que seja a sua dificuldade ou desprezo aos conselhos. Nunca, jamais, dizer: “É você não tem mais jeito, desisto de você”; ou “O seu irmão é mais inteligente que você”; ou “Você é burro”. Nunca, jamais prometer ou ameaçar com aquilo que não irá fazer. Promessas e ameaças não conduzem a criança a fazer pelos objetivos corretos, dessa forma não agirá em função de suas necessidades, e quando adulta não saberá defender-se e muito menos agir por si mesma, não terá um padrão de conduta.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar e nunca mais ela se afastará dele” (Provérbios 22.6). Respeitando suas inclinações e ajudando-a a desenvolver cada uma delas, conforme o seu desenvolvimento físico e intelectual.
A luta será grande, mas no final de tudo valerá a pena porque o Senhor Deus estará conosco, e se o obedecermos seremos mais que vencedores.