1 de jul. de 2011

CONECTADOS


Menino ainda saia com a minha mãe para visitar os parentes. Era uma festa quando chegávamos em alguma casa. Comida, bebida, e uma longa conversa, duravam algumas boas e divertidas horas. Nada interferia naquele momento de comunhão, nem mesmo a novela.


Hoje não vejo mais essas coisas. Para ir a casa, mesmo do mais próximo, temos que agendar, parece que tornou-se algo “chique” agendar. Em alguns casos só nos vemos no Natal, e alguns nomes temos dificuldades em lembrar.


Mas estamos conectados, e por uma forte “rede social” mantemos um contato com familiares que não vemos, e nem queremos ver. Conectados para contatos superficiais, onde somente as coisas boas são conhecidas. Falta o toque maravilhoso do ósculo santo, o bom e forte abraço, falta aquele olhar nos olhos, a troca de palavras ato insubstituível em qualquer relacionamento social.


Será que os tempos de menino voltarão? Ou será que daqui para frente o isolamento será uma crescente e constante realidade?


Ah, que bom seria se os tempos de menino voltassem! Que bom seria se pudesse visitar os meus familiares, os meus amigos, sem agendar, e se fosse visitado por eles também.


O TEMPO PASSA A MIL E NÓS FICAMOS A VER NAVIO.

27 de jun. de 2011

RESTAURANDO A FAMÍLIA
QUATRO COLUNAS



Antigamente diziam: O tempo passa à velocidade de galope. Hoje dizem: O tempo passa à velocidade da luz.


Antigamente em que o tempo passava à velocidade de galope, papai e mamãe eram presentes, os filhos eram obedientes.


Hoje em que o tempo passa à velocidade da luz, papai e mamãe são ausentes, os filhos são desobedientes.


Como restaurar essa situação? Como reverter esse comportamento?


A família precisa de quatro colunas sustentadoras. Colunas fortes, contrabalançadas umas as outras, em um mesmo nível de sustentabilidade, com o mesmo potencial de ação e segurança. São colunas semelhantes às usadas na construção de uma casa, em que não podem ser desiguais para que o equilíbrio seja perfeito. A família, também precisa de quatro colunas iguais, para que o seu equilíbrio seja perfeito.


1ª COLUNA > Temor do Senhor – Referencial de Conduta. Provérbios 1.7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Temer ao Senhor é o ato de aceitar em toda e qualquer circunstância de nossa existência, a soberania de Deus sobre as nossas vidas, é reconhecer a grandeza de Deus e a nossa pequenez.


2ª COLUNA > Trabalho – Profissionalização. Provérbios 6.6 Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio. Trabalhar para trazer à família o sustento que necessita. Profissionalizar-se, atualizar-se, aproveitar as oportunidades de cursos oferecidos.


3ª COLUNA > Intimidade – Interação – Camaradagem. Provérbios 15.23 Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa. Não ser arrogante, não ignorar. Ocupar-se com os problemas conjugais, e com a formação do caráter dos filhos. Elaborar projetos de aquisições. Conduzir os membros da família à que participem das necessidades uns dos outros.


4ª COLUNA > Tempo de Qualidade. Provérbios 30.8 Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Cuidar para que o trabalho não absorva o tempo de uma forma tal que a família seja esquecida, ou que o Senhor seja esquecido. Uma casa aconchegante, férias, boa alimentação, fazem parte das necessidades básicas de uma família.


Padrão de conduta firmado na Palavra de Deus, somado ao trabalho e formação profissional adequados, somado a parceria, camaradagem, interação no lar, somado ao tempo de qualidade com a família, resultará em uma família equilibrada, e restaurada pelo Senhor Deus.