8 de mar. de 2011

RELIGIÃO QUE A TUDO: PROÍBE ou LIBERA ou AJUDA A ESCOLHAR

Religião que a tudo proíbe. Religião que a tudo libera. Religião que a tudo ajuda a escolher. São os três tipos de religião vividos hoje em dia. Você pertence a qual delas?

A religião que a tudo proíbe é semelhante a dos líderes religiosos da época em que o Senhor Jesus esteve entre nós. Exigiam coisas difíceis e pesadas das pessoas, que nem eles faziam (Mateus 23). A religião que a tudo proíbe de nossos dias exige coisas difíceis e pesadas, coisas inúteis de serem feitas, coisas com o objetivo de substituir a graça de Deus, como se os nossos méritos valessem alguma coisa para a nossa salvação. É a religião que proíbe o casamento, que ordena a abstinência de alimentos, e tantas outras coisas criadas por Deus e que não devem ser rejeitadas, mas recebidas com ações de graças, serão santificadas pela palavra de Deus e pela oração (1Timóteo 4).

A religião que a tudo libera é a prática dos insubordinados, faladores, gananciosos, inconvenientes, desviados da verdade, contaminados. São homens condenados pelas suas obras, apesar de dizerem que conhecem a Deus (Tito 1.10-16). São aqueles que permanecem no pecado pensando que a graça de Deus haverá de livrá-los apesar da insistência em continuarem na prática de coisas contrárias a palavra do Senhor. Esqueceram-se de que aqueles que foram batizados em Cristo morreram para o pecado. Esqueceram-se de que foram lavados e purificados pelo sangue do Senhor Jesus, que precisam andar em novidade de vida, ou seja: um comportamento compatível a fé que professam em Cristo (Romanos 6.1-4).

A religião que a tudo ajuda a escolher se andarmos com Jesus, se estivermos completamente comprometidos com a verdade, se rejeitarmos as tradições, as filosofias e sutilezas vazias, as tradições dos homens, viveremos a religião que nos ajuda a tudo escolher (Colossenses 2.6-9). Se buscarmos as coisas do Senhor Deus, se pensarmos nelas, se a nossa vida for considerada em um segundo plano, se a vida nova com Cristo for semelhante a de Cristo, eliminaremos as obras carnais: prostituição, impureza, paixão, desejo mau, avareza, raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes, mentiras. Se vivermos conforme o caráter de Cristo, se vivermos conforme os padrões de Deus (Colossenses 3.1-10); viveremos conforme a religião que nos ajuda a tudo escolher, a religião que de fato nos aproxima de Deus, que de fato nos dá a esperança de vida eterna com Deus pelos méritos da graça do Senhor, e não pelos nossos méritos.

Qual é a sua religião, você pertence a qual religião, qual religião você busca? Saiba que existe somente uma religião que nos levará a Deus. Saiba que não são todas as religiões que nos levam a Deus. Saiba que somente a religião transformadora de pessoas, pela graça de Deus, porque pela graça é que somos salvos, nunca seremos salvos pelas nossas obras, nunca seremos salvos quando deixarmos os nossos pecados por nós mesmos, pelo contrário, quando formos salvos por Cristo é que deixaremos os nossos pecados. A salvação vem de Deus, porque o Senhor é rico em misericórdia, e mesmo sendo considerados pecadores pelo Senhor, fomos aproximados a Ele pelo sangue de Jesus Cristo que nos purifica de todo pecado (Efésios 2.1-5).

A religião verdadeira é aquela que nos aproxima de Deus, pela graça de Deus, é aquela que nos aproxima de Deus por intermédio do próprio Deus, para aprendermos a fazer escolhas próprias a nossa existência, e que honrem e glorifiquem ao Senhor Deus, o criador e sustentador de todas as coisas, o criador e sustentador de nossas vidas, porque fomos criados à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26).

Ao Senhor Deus, toda honra e glória, porque por ele, e para ele, existimos, e somente nele é que podemos encontrar a religião que a tudo nos ajuda a escolher.