6 de mai. de 2011

FAMÍLIAS DESEQUILIBRADAS
Famílias são desequilibradas por uma adequação a normas e costumes que mudam a cada época. Esses princípios não são estabelecidos de acordo com valores relacionais firmados na Palavra de Deus.

Exemplos de Famílias Desequilibradas:

Antigamente as mulheres casadas tinham como prioridade cuidar das coisas do lar, hoje em dia o compromisso tornou-se o que chamamos de “dupla jornada”, trabalham durante o dia, terceirizam a educação dos filhos.
Antigamente a educação dos filhos era exercida pelos pais, eles é que formavam o caráter dos seus filhos. Em nossos dias os filhos mandam e desmandam em seus pais.

Fomos dominados pela infeliz pretensão de deixar aos cuidados da escola, tias, avós, creches, a formação do caráter de nossos filhos, esquecidos de que este dever é de competência exclusiva dos pais. Escola não forma caráter, escola forma o indivíduo nas ciências.

São muitos outros exemplos de famílias desequilibradas.

Em decorrência da “dupla jornada” da mulher percebemos suas frustrações, acompanhadas de doenças físicas e psíquicas, e a inversão de valores e papéis, colocando o homem na dependência financeira da mulher. Muitas mulheres não podem deixar suas atividades profissionais, caso isso aconteça levarão a família à falência. E quanto aos filhos que mandam e desmandam em seus pais, contemplamos uma geração de indivíduos, desequilibrada, sem valores, envolvida em drogas, crimes, e na mais completa rebeldia aos pais, mestres, mais velhos; uma geração que perdeu completamente a noção de ordem, de respeito.

Existe uma solução, uma saída parta reverter esta situação? Sim, existe uma solução, uma saída, é observar e viver o texto da Palavra de Deus, em Colossenses 3.18-21, que nos leva a comportamentos adequados para a família ser bem sucedida:

Esposa – Seja submissa ao seu próprio marido. Submissão é uma posição privilegiada de agente de Deus na vida do homem. Hierarquia funcional e não de valor, estabelecida pelo próprio Deus.
Esposo – Ame a sua esposa. Participação, interferência, planejamento, dedicação total a ela, ser um exemplo em todas as áreas. Exercer o sacerdócio santificador e purificador da família.
Filhos – Obediência absoluta aos pais, consideração, respeito, sabendo que seus pais foram colocados por Deus em suas vidas para torná-los homens de bem.
Pais – Não irritem seus filhos, não os deixe a deriva, aproveitem cada faixa etária para formar o caráter deles, não percam as inúmeras oportunidades de orientação, cobrança e elogios.

A família não será desequilibrada, se o comportamento for como convém e agradável ao Senhor. Se os deveres do lar forem cumpridos de acordo com o Senhor, pois foi ele quem criou e estabeleceu a família.

Família quando vive debaixo da soberania do Senhor Deus será plenamente equilibrada.