23 de nov. de 2010

PORQUE AMAMOS A DEUS?

Como você reagiria, se perdesse tudo aquilo que mais ama na vida? Seu cônjuge, ou seus filhos, ou seu trabalho, ou suas economias ... tudo aquilo que, com muito esforço conquistou?
Você conhece a história de um homem chamado Jó? Ele foi um homem íntegro, correto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1.1). Resumidamente foi assim: Um dia Satanás apresentou-se perante o Senhor Deus, juntamente com os demais anjos, e o Senhor perguntou-lhe: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal” (Jó 1.6). Com o objetivo de destruir a Jó e desonrar a Deus, Satanás respondeu: “Será que Jó não tem razões para temer a Deus? Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele. Então Satanás saiu da presença do Senhor” (Jó 1.10-12).
A partir desse momento, a vida de Jó tornou-se insuportável, tudo aquilo que mais amava foi-lhe tirado de uma maneira repentina e trágica. Jó ficou abatido: “{...} prostrou-se, rosto em terra, em adoração, e disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma (Jó 1.20-22).
Talvez sua vida seja insuportável, ou se torne insuportável. Que tipo de reação você teria? Você reconhece que da mesma maneira como o Senhor lhe deu coisas, poderá levá-las? Você está preparado para, em toda e qualquer circunstância, não culpar a Deus de coisa alguma?
Pensamos que amamos a Deus pelo o que ele é, mas diante de pequenos problemas, percebemos que amamos a Deus por aquilo que ele nos dá.