23 de out. de 2011

SUA FAMÍLIA É INSUBSTITUÍVEL?

Desde a década de 60, a sociedade passa por transformações profundas e radicais.

Escola: antigamente quando o mestre entrava na sala de aula os alunos ficavam em pé, hoje em dia os alunos estão em “pé de guerra”, e quando o mestre entra na sala de aula continuam “em pé de guerra” como se nada tivesse acontecido.

Pais e Filhos: antigamente dependendo do olhar dos pais a obediência era automática; hoje em dia nem mesmo aos gritos e trancos a obediência não acontece.

Profissões: antigamente a questão social de cada indivíduo era considerada; hoje em dia somente a questão empresarial é considerada.

O que aconteceu, como mudar esta situação? Creio que a resposta é uma só: O problema está na formação de nossas famílias.

 Família é a estrutura, é o fundamento da sociedade.

 Família precisa de altos investimentos, dedicação, de cada um dos seus participantes.

 Família precisa ser conduzida pela autoridade patriarcal e com a presença maternal.

Isaque e Rebeca

Tinham dois filhos: Esaú e Jacó. A bênção maior era reservada ao primogênito > Esaú. A bênção menor era reservada ao filho mais novo > Jacó (Gn 25.23).

Os Problemas:
1. Isaque amava a Esaú, porque saboreava a sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó. Esaú era um perito caçador, Jacó um pacato habitante em tendas, homem do campo (Gn 25.27-28).

Esaú não se importava com as promessas de Deus, e muito menos com o fato de ser um elo no cumprimento delas; ao passo que Jacó vivia confiante no cumprimento das promessas de Deus, e ocupava-se em ser um elo para o cumprimento delas, apesar de não ser o seu direito legal.

Isaque e Rebeca precisavam conversar sobre a questão do desinteresse de Esaú às promessas de Deus feitas a Abraão e sobre a revelação de Deus sobre Esaú, filho mais velho, que seria servo de Jacó, filho mais novo (Gn 25.23), deveriam administrar esta situação, por mais difícil que fosse.

Pais precisam detectar as dificuldades de cada filho, ajudá-los a vencê-las, encorajá-los na jornada de conquistas estudantis e profissionais.

Não pode existir filho melhor ou pior do que o outro, o que existem são filhos diferentes uns dos outros.

Conheço um casal que tem um filho com doença cerebral incurável, irreversível, seus pais cuidam dele da mesma forma como cuidam dos outros filhos sadios. O relacionamento desses irmãos é o de consideração do limite de ação de cada um.

2. Jacó fez um cozinhado. Esaú veio do campo, esmorecido, com muita fome. Esaú pede a Jacó um pouco daquele cozinhado. Jacó lhe faz uma proposta, troco por ele o direito de primogenitura. Esaú concorda (Gn 25.29-34).

Esaú demonstra claramente seu desprezo pelas promessas de Deus, enquanto que Jacó não deixa escapar a oportunidade de envolver-se com as promessas de Deus.

Conheço uma jovem, que angustiada pelo vício de seu irmão, investiu seu tempo com o objetivo de ajudá-lo a se libertar do vício; infelizmente acabou cedendo também ao convite das drogas. Os pais, não omissos, desde o primeiro instante dos acontecimentos, oraram, choraram, imploraram, e fizeram-se presentes na vida dos dois para a recuperação de ambos, e foram bem sucedidos.

Nunca é tempo de deixar para ver o que vai acontecer, mas com equilíbrio e moderação cuidar de todas as situações familiares. “Estou cansado de tanto falar ... Não adinta mais ... Deixe-o fazer”. Essas atitudes revelam ausência de autoridade que Deus conferiu aos pais sobre os seus filhos, revela desprezo aos filhos, revela não dar a devida importância àquilo que de mais importante os pais precisam fazer com os seus filhos > Formar o caráter deles.

3. Rebeca escutou o que Isaque pediu a Esau, viu então a oportunidade de seu filho predileto, Jacó, ser abençoado, ao invés do filho predileto de Isaque, Esaú. Jacó questionou aquele plano de sua mãe, mas ela foi enfática quando disse “caia sobre a mim a maldição ... faça somente o que eu digo” (Gn 27.1-5).

Cônjuges que não escutam um ao outro com o objetivo de realizar os seus próprios sonhos, e não procuram o comum para a vida conjugal, o que é de interesse de ambos, esposa e esposo, marcam ponto para a desintegração da família.

Talvez Rebeca estivesse magoada com Isaque quanto este omitiu sobre a vida conjugal em Gerar.

Uma situação não discutida, é uma situação não resolvida, uma situação não resolvida gera tremendos e irreparáveis atropelos na vida conjugal.

Com certeza Isaque e Rebeca percebiam o desinteresse de Esaú em dar continuidade ao projeto de Deus estabelecido em Abraão, percebiam também o interesse em Jacó com este projeto, porém nunca discutiram (Deus já havia revelado Gn 25.23) sobre isso, Nunca perguntaram um ao outro o que fazer? Assim agiram cada um como melhor lhes parecia.

Pais e mães que não conversam, discutem sobre cada filho, individualmente, pois cada um tem a sua própria personalidade, sonhos, objetivos, os caminhos espinhosos e que fogem dos verdadeiros valores de Deus e sociais.

4. Esaú de que me valerá o direito de primogenitura? (Gn 25.32). Não se preocupava com o futuro, seus pais não insistiram com ele sobre isso, não foi cobrado.

Isaque > estou velho e não sei o dia da minha morte (Gn 27.2). Isaque viveu mais 43 anos, o que representa a quarta parte de seu 180 anos. Nunca é tarde demais para fazer as coisas certas mesmo que demorem um pouco mais. Isaque acelerou uma situação, colocou um fim, pois temia o futuro.

Rebeca > atende as minhas palavras que ordeno (Gn 27.8). Agir sem pensar nas conseqüências, prejuízos que possam provocar. Não temos este direito. Eu ordeno, eu mando e pronto, não me importo com o que o meu marido pensa, e muito menos com a ordem das coisas.

Jacó > sou Esaú, teu primogênito ... Eu sou (Gn 27.19 e 24). Mentiu duas vezes ao seu próprio pai, sua única preocupação era receber a bênção cobiçada, seu pais era um mero instrumento abençoador.

Uma família regada e cultivada na mentira, omissão, engano, cada um procurando satisfazer plenamente suas idéias, sem a mínima preocupação com o mal estar, a desgraça, que pode causar a mentira, omissão, engano.
QUATRO CONSELHOS PARA A SUA FAMÍLIA SER INSUBSTITUÍVEL

1º CASADOS FALEM ABERTAMENTE COM OS SEUS CÔNJUGES, NÃO TENHAM MEDO DAS REAÇÕES QUANDO A VERDADE FOR DITA, TENHAM MEDO DAS AÇÕES QUANDO A OMISSÃO GOVERNAR SEUS RELACIONAMENTOS.

2º PAIS TRATEM SEUS FILHOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA UM DELES. VOCÊS FORAM CHAMADOS POR DEUS PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE CADA UM DELES.

3º FILHOS PROCUREM SEUS PAIS, FORAM COLOCADOS POR DEUS EM SUAS VIDAS. E FOI EXATAMENTE NESTA SUA FAMÍLIA QUE O SENHOR OS FEZ NASCER.

4º IRMÃOS TRATEM SEUS IRMÃOS COM INTERESSE, PREOCUPEM-SE COM ELES, AJUDEM-NOS EM TUDO O QUE FOR POSSÍVEL.