9 de jul. de 2011

FAMÍLIA NUTRIDA

Minha esposa é professora, e breve completará seus vinte e cinco anos de carreira. Uma das grandes dificuldades notada por ela nos últimos anos, e que dificultam imensamente o ensino, são crianças desnutridas.

Não me refiro à falta de uma boa alimentação, rica em proteínas. Refiro-me a desnutrição na formação do caráter de uma considerável parte dos alunos do ensino fundamental. São crianças sem um lar completo, onde o pai, não exerce com equilíbrio e moderação suas funções de liderança, e a mãe, não prioriza os afazeres do lar. Outras agravantes estão mudando os conceitos de família, tais como mães ou pais solteiros, crianças criadas pelos avós, creches. Crianças sem o referencial estabelecido pelo criador da família, Deus, papai e mamãe constituindo uma família e cuidando dela, empenhando-se em sua formação religiosa, moral e social.
Escrevendo à igreja de Filipos, no ano 61, o apóstolo Paulo apresenta passos que nutrem as nossas famílias de uma forma adequada. Vejamos:

UMA BOA OBRA (Fp 1.6 e 21) > Deus em sua infinita graça e misericórdia começou em nós a boa obra da salvação, que é o passo indispensável para a formação de uma família bem nutrida. Sem Cristo, por maiores que sejam os nossos esforços em dar qualidade as nossas famílias, serão inúteis. Deus não somente começou uma boa obra em nós, ele continua trabalhando em nossas vidas para nos conduzir a um elevado padrão de conduta, até a volta de Cristo, que resultará em famílias comprometidas com o Senhor e estruturadas, sendo bons exemplos para a sociedade.

IMITANDO CRISTO (Fp 2.5 e 15) > Imitar a Cristo é agir como Cristo agiria em cada situação requerida pelas famílias. “O que faria Jesus em meu lugar?” Esta pergunta deveria anteceder a todas as nossas decisões, palavras de exortação, conforto ou consolação. Imitar a Cristo é conhecer os sentimentos dele e copiá-los em nossa jornada. Quando imitamos a Cristo nos tornamos “filhos de Deus irrepreensíveis”, e por mais fortes que sejam as tentações com o objetivo de abandonar nossas famílias, e tudo aquilo que elas tanto necessitam, serão insuficientes para sequer arranhar a estrutura de nossos lares.

ALEGRIA NA FAMÍLIA (Fp 3.1 e 12). “Alegrai-vos no Senhor”, porque quando nos alegramos no Senhor temos segurança. É verdade, quantas coisas que adquirimos, ganhamos, presenciamos, e nos deram tamanha alegria, mas algumas delas já não existem mais, outras foram roubadas, e com choro enfrentamos a morte de pessoas que nos eram queridas. No mundo tudo é passageiro, como escreveu Pedro em sua primeira carta (1.24-25): “todos são como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva, seca-se a relva, e cai a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre”. Alegrar-se na família, e com a família, é algo que satisfaz, emociona, porém que a nossa alegria não tenha como foco principal a família, porque ela é tão passageira quanto à flor da relva. A família precisa ser cultivada dia a dia, ela carece de cuidados especiais, são necessários altos investimentos na formação do caráter de uma família, para que as alegrias sejam constantes. Quando nos alegramos na família, e não em Deus o Senhor da família, a nossa alegria torna-se passageira.

TRISTEZA x ALEGRIA (Fp 4.6 e 13) > Não existe maior alegria do que levar ao Senhor Deus todos os nossos pedidos, em oração. Não existe maior alegria do que receber de Deus a tranqüilidade, o cuidado, a proteção que dá aos nossos pensamentos, mostrando maneiras corretas, justas, e próprias para agirmos em todas as circunstâncias. A promessa do Senhor não são respostas imediatas aos nossos pedidos, mas sim de nos dar a sua paz, que “ultrapassa todo entendimento, e guarda os nossos pensamentos em Cristo, e nos fortalece de tal maneira que suportamos muito mais, daquilo pensamos ser o nosso limite suportável”. As tristezas existem em qualquer família, porém serão transformadas em alegrias quando entregues aos cuidados de Deus, alegrias porque o conforto do Senhor será o necessário para enfrentarmos todas elas.

Precisamos entregar ao Senhor Deus o cuidado com nossas famílias, investindo em nossos lares de acordo com os passos que ele nos propuser.

09 de julho de 2011