15 de nov. de 2010

LEI DOS DIREITOS DA BUSCA DA FELICIDADE

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje (10) proposta que inclui o direito à busca pela felicidade na Constituição brasileira. A proposta é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) {...} assim, de acordo com a Proposta de Emenda à Constituição 19/2010, o Artigo 6º da Constituição passará a ser redigido da seguinte forma: "são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a Previdência Social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados".

Muito bom, todos seremos felizes para sempre. Teremos livre acesso assistencial a educação, saúde, alimentação, maternidade, infância e assistência aos desamparados. Não nos esquecemos de nada. A lei determinará todas estas coisas para que o cidadão brasileiro seja feliz.

É, precisamos mesmo de lei. A lei que nos leva a respeitar o idoso. A lei que proíbe fumar em locais fechados. A lei que nos obriga a respeitar todas as sinalizações de trânsito. E outras inúmeras leis que regem o comportamento dos seres humanos.

Sem lei não existe ordem e progresso. Porém antes da lei precisamos pensar é na formação do caráter das pessoas, porque um caráter mal formado não obedece a nenhuma lei.

A Palavra de Deus, a Bíblia, nos chama à formação do caráter.

Formação do caráter dos filhos > “Filhos obedeçam a seus pais no Senhor {...} Pais, não irritem seus filhos {...}” (Efésios 6.1 e 4). Observem, os filhos precisam obedecer aos seus pais, pois subtende-se que o caráter de seus pais foi formado, então seus pais possuem qualidades próprias à formação do caráter de seus filhos. Também devemos observar que os pais não podem omitir ou transferir a formação do caráter de seus respectivos filhos, quer dizer precisam investir na formação do caráter de seus filhos. Bem, se temos pais (pais e mães) com caráter formado de acordo com os modelos válidos de educação, conseqüentemente formarão o caráter de seus filhos de acordo com os modelos válidos de educação. Então teremos indivíduos prontos para obedecerem as leis.

Obediência a lei > Se as famílias, pais e filhos, investem na formação do caráter, logo a sociedade será composta de pessoas altamente qualificadas para criar as leis, e obedecê-las. “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus {...}” (Romanos 13.1). Sujeitar-se às autoridades é obedecer as leis criadas por elas, porque as autoridades vieram de Deus, pois não há autoridade que não tenha sido constituída por Deus.

As leis são boas, desde que conjugadas com cidadãos de bom caráter.

Se o voto for favorável será lei o “direito a busca de felicidade”.

Sem lei precisamos investir na formação do caráter de nossos filhos, para que sejam cidadãos comprometidos com a lei.

O que falta nas sociedades são cidadãos com caráter disposto à obediências as leis.

O vizinho, mesma que haja lei, não irá colocar o seu som em um volume que não incomode as pessoas. Um caráter bem formado será capaz, mesmo sem lei, respeitar o território do outro.

Devemos aplaudir as leis, devemos respeitar as leis, mas devemos entender que sem caráter formado de acordo com os níveis de uma boa instrução, não haverá quem respeite as leis.