18 de abr. de 2012

PREGUIÇA ou INEXISTÊNCIA DE AUTORIDADE
Hoje em dia preferimos bloquear o teclado do aparelho telefônico, preferimos travar as portas trazeiras do automóvel, preferimos colocar alguns objetos bem no alto, para que as crianças não tenham acesso.

Com isso nos esquecemos de que, quando atingirem a idade adulta, não nos terão por perto para livrá-las de algumas inconveniências, colocando-as fora de seu alcance.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Pv 22.6).

Ensina a criança no caminho em que deve andar > Isto é, ensina a criança a não brincar com o aparelho telefônico, a não abrir a porta do automóvel em movimento. É difícil? Sim é muito difícil, mas será mais difícil ensiná-la desde já, do que quando for adolescente, jovem ou adulta.

Pais que ensinam desde os primeiros anos, anos formativos, saberão e serão bem sucedidos nos anos seguintes. Pais que ensinam as mínimas coisas serão bem sucedidos no ensino das máximas coisas. Pais que se dedicam no ensino, na formação do caráter de seus filhos, não os irritarão, não os deixarão a “deriva”. Pais que ensinam desde os primeiros dias de vida, serão sempre bem aceitos pelas crianças, em todas as suas faixas etárias.

Papais e mamães, não deixem a única oportunidade de ensinar, formar o caráter de seus filhos, enquanto recém nascidos e nos anos seguintes da infância, porque quem ama educa.